3M promove Dia da Profissão em Mairinque e Itapetininga

O grupo de voluntários da fábrica da 3M em Mairinque (SP), por meio do Instituto 3M e em parceria com a United Way, realizou o Dia da Profissão, em 14 de junho. Desenvolvido pelos voluntários, o evento teve como objetivo mostrar aos jovens o universo do mercado de trabalho. Participaram do projeto 30 estudantes do 2º e do 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Lellis, que conheceram a estrutura da fábrica da 3M em Mairinque, assistiram a palestras com profissionais e ainda a uma peça teatral relacionada ao tema.

O voluntário Marcos Paulo Frez explica que o projeto objetiva preparar os estudantes para o mercado. “Muitos jovens saem em busca do primeiro emprego despreparados, por não saberem fazer um currículo ou até mesmo como se portarem na primeira entrevista, o que acaba gerando frustração.” Ele diz também que os participantes foram alertados para o fato de que “o ambiente de trabalho pode ser bom ou ruim, isso só dependerá da maneira como eles se portarem na empresa”.

Devido ao sucesso das atividades e à quantidade de alunos inscritos no projeto, os voluntários decidiram realizar um novo Dia da Profissão ainda em 2013. “Queremos atender a todos aqueles alunos que se inscreveram e não puderam participar devido ao limite de vagas oferecidas, alcançando o maior número possível de jovens interessados”, conclui Marcos Paulo.

Já em Itapetininga, o Dia da Profissão foi dividido em dois encontros, realizados nos dias 13 e 20 de julho, ambos na Casa Projeto Nova Vida, na Vila Mazzei. No primeiro deles, a conversa com os jovens teve como foco o mercado de trabalho, a conquista do primeiro emprego, dicas para ser um bom aprendiz e futuro profissional, e de como agir em uma entrevista de emprego. No segundo encontro, os jovens aprenderam sobre a importância da elaboração de um bom currículo para ingressar no mercado de trabalho. Além das orientações teóricas, foi realizada uma oficina na qual os jovens puderam elaborar seu currículo sob a orientação dos voluntários.

Para Flávia Chuery, Consultora de Projetos Sociais da United Way Brasil, a orientação profissional torna os jovens mais preparados para os desafios do primeiro emprego. “Os dois encontros foram proveitosos. Os jovens demonstraram grande interesse e já possuem uma boa base para dar o primeiro passo. Uma entrevista para eles não será mais um ‘bicho de sete cabeças’.