ECOLAB recebe projeto especial da United Way Brasil em Suzano

Desde maio de 2012, a United Way Brasil e a Ecolab vêm construindo uma parceria com a EMEIF José Francisco Alves. A EMEIF atende crianças de 4 a 5 anos da comunidade do Rafa, bairro onde se encontra a Unidade da Ecolab em Suzano.

Com a ajuda dos funcionários, voluntários da fábrica, a United Way Brasil identificou essa escola como foco inicial de um trabalho de formação de educadores. Durante o segundo semestre de 2012, os educadores, merendeiras e representantes do conselho de pais e voluntários da Ecolab participaram de uma formação de 16 horas que tratou da construção dos hábitos de vida saudáveis, que incluem alimentação adequada e prática de atividade física que, no caso das crianças, foi traduzido como brincar.

Como resultado dessa formação, a EMEIF elaborou o projeto Alimentar-se Bem e Brincar, que incluiu uma série de atividades em sala de aula que resgatam as brincadeiras ao ar livre e os quintais das casas como espaços importantes para o desenvolvimento das crianças. Ao mesmo tempo, na cozinha, as merendeiras aplicaram os novos conhecimentos para elaborar alimentos gostosos e saudáveis, utilizando as receitas aprendidas na formação e aplicando na sua rotina as boas práticas na produção de alimentos. Além da formação o projeto também incluiu a revitalização do parquinho e a construção de uma horta que está sendo usada para plantar verduras com as crianças a ajudá-las, assim, a experimentar novos alimentos.

No dia 19 de abril, o parquinho e a horta foram apresentados à comunidade em um evento que contou com a presença do prefeito Paulo Tokuzumi; da secretária de Educação, Maria da Penha Gelk; da Diretora de Comunicação da Ecolab para a América Latina, Marilia Meneghisse, além de representantes dos voluntários da fábrica.

Marilia reforçou o compromisso social da Ecolab com as comunidades onde está inserida e a alegria de poder vivenciar aquele momento no qual ela via concretizado os compromissos corporativos da companhia. Já o prefeito enfatizou a importância das parcerias público-privadas para o avanço da educação e disse que projetos como esse, que unem o governo, as empresas e as ONGs são muito bem vindas no município e a saída para acelerarmos as mudanças necessárias no Brasil.