Seminário Nacional Primeira Infância Abrinq – lançamento Guia de Trabalho com as Famílias

A Fundação Abrinq – Save the Children promoveu no último dia 25 de abril, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o Seminário Nacional Primeira Infância. O evento teve como objetivo contribuir para a efetivação dos direitos à educação de qualidade de crianças de 0 a 6 anos. O Seminário é iniciativa dos Projetos Creche para Todas as Crianças, Jeitos de Aprender na Educação Infantil e Crescer Aprendendo, sendo este último o carro-chefe da United Way Brasil.

A Palestra Magna foi ministrada pelo Dr. Manuel Jacinto Sarmento, professor associado do Instituto de Estudos da Criança (LIBEC) e coordenador da Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho, em Portugal. Segundo o Dr. Sarmento, “a Educação Infantil existe para fazer o bem para as crianças e garantir de forma democrática os seus direitos na sua participação na vida em comunidade”. Ele acrescentou que “o Centro de Educação Infantil é o mundo social de vida das crianças”. Também foram realizadas mesas de discussões com renomados especialistas em Educação Infantil, que abordaram temas como a importância do brincar, os direitos da criança e a valorização dos profissionais de educação.

Na mesma ocasião, ocorreu também o lançamento do Guia para Trabalho com as Famílias do Programa Crescer Aprendendo, resultado dos esforços realizados em 2012 em 18 CEIs do Jardim. São Luís e do Campo Limpo. Esse Guia será uma importante ferramenta para os educadores apoiarem os pais e familiares no desenvolvimento das crianças, ao reunir diversas dicas de como estimular as crianças de 0 a 3 anos em seu processo de aprendizagem.

O Programa Crescer Aprendendo tem como objetivo incentivar os pais a participarem ativamente no processo de formação de crianças de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância. Realizado em parceria com a Fundação Abrinq, o Programa tem duração de 12 meses e já beneficiou 2.400 crianças e mais de 4 mil famílias das regiões de Campo Limpo e Jardim São Luiz, na Zona Sul da capital.