Jovens beneficiados pelo projeto do Instituto 3M e da UWB tornam-se agentes de mudança em suas comunidades

O projeto Student United Way Brasil, patrocinado pelo Instituto 3M em parceria com a United Way Brasil (UWB), é uma ação que visa levar a jovens entre 14 e 20 anos, preferencialmente os oriundos de comunidades carentes, a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos, habilidades e espírito empreendedor, além de conscientizá-los sobre sua capacidade, potencial e importância para a sociedade.

Com o apoio de voluntários da 3M, os jovens participantes do Student United Way Brasil são incentivados a desenvolverem e executarem um projeto que atenda a uma necessidade específica, identificada por eles, em suas comunidades. A discussão e a decisão sobre o que fazer, a quem atender e como obter os recursos necessários para a realização das ações é de responsabilidade dos jovens, cabendo aos mentores orientá-los e apresentar-lhes as técnicas adequadas para o desenvolvimento de cada etapa do projeto.

O programa é composto por 11 módulos, que incluem temas como motivação, trabalho em equipe, brainstorming, planejamento, gerenciamento de risco, orçamento, cronogramas, comunicação, entre outros. Cada voluntário 3M, baseado em seu conhecimento específico e experiência profissional, escolheu um ou mais módulos para atuar como mentor, trabalhando juntamente com pelo menos mais um voluntário.

E não são somente os alunos que se beneficiam com o projeto. Para Camila Stefanelli, Coordenadora de Projetos Sociais do Instituto 3M, trata-se de uma relação ganha-ganha. “Por meio das atividades realizadas, os voluntários têm a chance de contribuir para a formação de empreendedores sociais, resultando no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. E os benefícios não são exclusividade dos estudantes. Ao atuarem como mentores, os voluntários desenvolvem competências como comunicação, trabalho em equipe e organização, itens que também farão diferença em suas vidas.”

Segundo Dirceu Américo Jr., analista de planejamento de manutenção, líder do projeto na 3M, unidade Itapetininga, o compartilhamento de conhecimento e valores é um grande exercício de discurso e prática. “O Instituto 3M Inovação Social tem como visão contribuir para a transformação social, promovendo o empreendedorismo das futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. Durante os encontros, os voluntários compartilham valores como respeito, empatia e compromisso. Nesse momento, eles têm a chance de praticar aquilo que pregam, ao renovar a cada encontro o compromisso assumido junto aos jovens e conhecer diferentes realidades sociais.”

Em Itapetininga, onde foi realizada a primeira turma do projeto, participaram 17 jovens, que contaram com material didático, lanche e ajuda de custo para passagens de ônibus, quando necessária. A formatura, com a entrega dos certificados, aconteceu no dia 16 de fevereiro, em uma festa que reuniu alunos, pais, voluntários, pessoas da comunidade, representantes da United Way, líderes da 3M e do Instituto 3M, celebrando a formação dos mais novos agentes de transformação social.