Projeto Crescer aprendendo beneficia mais de 2 mil crianças em São Paulo

Preocupada com o desenvolvimento das crianças, a United Way Brasil, em parceria com a Fundação Abrinq, colocou em prática em 2012 o Projeto “Crescer Aprendendo”, em São Paulo.
O programa auxiliou os pais e demais educadores a melhor maneira de ensinar e cuidar das crianças de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância. Com duração de 12 meses, o programa beneficiou 2.400 crianças e mais de 4 mil famílias das regiões de Campo Limpo e Jardim São Luiz, na Zona Sul da capital.

A United Way Brasil e a Fundação Abrinq deram suportes a 18 CEI’s (Centros de Educação Infantil), a fim de promover a formação de professores e equipes gestoras na temática primeira infância, criando metodologias para envolver os pais no acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos.

Para melhor preparar os profissionais dos CEI’s, foram realizadas formações presenciais, que foram organizadas como oficinas temáticas, desenvolvidas e coordenadas pela equipe técnica da Abrinq e por profissionais especializados. A carga horária total do projeto foi de 32 horas e participaram 27 gestores dos CEI’s e 27 professores.

Criada em 2005, nos Estados Unidos, pelo Movimento United Way, com materiais em inglês e em espanhol, a campanha objetiva ajudar pais, cuidadores e comunidades a criar oportunidades de aprendizado para as crianças pequenas e, especialmente, apoiar os pais na função de primeiros educadores de seus filhos de 0 s 6 anos.

De acordo com recentes estudos, esta fase é fundamental na formação da estrutura cerebral de crianças, o que faz com que crianças que atendam a educação infantil tenham maior possibilidade de ter sucesso escolar, nas fases seguintes do ensino formal.

Além do Crescer Aprendendo, outra ação da United Way Brasil focada em infância que vem produzindo resultados positivos é o Projeto “alimentar-se bem e brincar – direitos fundamentais da criança”, apoiado pela Ecolab e realizado na EMEF José Francisco Alves, na cidade de Suzano, em São Paulo.

O objetivo do programa é fortalecer o trabalho educacional desenvolvido pela equipe da escola, trabalhando questões ambientais, hábitos alimentares, valores e o brincar de forma interdisciplinar e vivenciada, contando com a participação de voluntários da Ecolab.

O projeto começou a ser desenvolvido em setembro do ano passado, com a formação dos educadores, e a primeira atividade com as crianças da escola aconteceu em dezembro.O programa ainda prevê a criação de uma horta ecológica, que além de proporcionar o despertar ecológico do cuidado com o meio ambiente, ajuda a conscientizar o indivíduo sobre a importância de se preservar os recursos naturais. Até julho de 2013, diversas atividades serão desenvolvidas na escola com a ajuda da equipe de voluntários da Ecolab.