United Way debate importância sobre o poder das alianças para o impacto coletivo e comemora resultados 2012

Evento contou com a apresentação de Karen Glover, conselheira da United Way WorldWide

A United Way organizou em São Paulo, um encontro entre os seus principais conselheiros e mantenedores a fim de discutir as alianças entre organizações e sociedades para ações que gerem impacto social.

Karen Glover nasceu nos Estados Unidos e começou sua carreira de advogada em Seatlle, Estados Unidos. Antes de se tornar conselheira da United Way World Wide, Karen se engajou em diversas ações voluntárias de impacto coletivo em seu país.

“Através do impacto coletivo, acreditamos que a United Way possa fazer mais. Podemos desempenhar um papel crítico na identificação de problemas da comunidade, reunindo as partes adequadas e fornecendo, em casos adequados, a infraestrutura para permitir a mudança duradoura”, afirmou Karen.

Com experiência de sobra, a conselheira deu a receita para projetos bem-sucedidos e apresentou três programas, que embora sejam diferentes, exemplificam como o impacto coletivo pode ser aplicado na comunidade.

Village Rich

O Village Rich é uma organização não-governamental, fundada por Blaise Judja-Sato, com o objetivo de buscar melhorias e investimentos na área da saúde de Moçambique, incluindo acesso rápido e universal às vacinas e outros suprimentos médicos.

Para ser posto em prática o programa teve o envolvimento da comunidade, de setores governamentais e financiadores de organizações, e outras ONG’s. Atualmente, o modelo está sendo implementado em 251 centros de saúde que auxiliam uma população de mais de 5,2 milhões de pessoas.

Road Project

Fundado em 2010, o Project Road é um projeto de impacto coletivo na área de educação no condado de King County, nos Estados Unidos, uma das regiões que mais recebe imigrantes do país, no qual muitos destes não tiveram acesso à educação de qualidade.

Neste contexto, o Road Project conta com o apoio da United Way para buscar melhorias na educação para estes estudantes, até concluirem o ensino superior. A meta do programa é dobrar, nesta área, o número de estudantes que estão próximos de se graduar ou entrar no mercado de trabalho.

Montains to Sound Greenway

Outra ação de impacto coletivo que vem mostrando resultados é o Montains to Sound Greenway. A iniciativa foi criada em 1990 para mobilizar atenções à causa da preservação ambiental das montanhas do noroeste dos Estados Unidos – um paraíso alpino com mais de 6 mil km2, que se estende de Washington a Seattle -, que vem sofrendo com ações de devastação e poluição de sua paisagem natural.

Líderes da iniciativa reuniram apoio para a causa organizando um marcha no ano de 1990. Além de atrair a atenção, a marcha aprofundou as relações entre os partidários do Greenway e convenceu a população local, organizações governamentais e não-governamentais a aderirem ao movimento.

Resultados United Way

Além de discutir a importância das ações de impacto coletivo, o evento serviu para apresentar e celebrar os resultados obtidos pela United Way na América Latina e também do Brasil, que no ano de 2012 conseguiu a incrível marca de mais de R$ 900 mil em arrecadação, atuando e mobilizando mais de 600 voluntários em 15 cidades do Brasil.

A vice-presidente da United Way da América Latina, Maria del Rosario Sintes, ficou encarregada de apresentar um panorama geral da organização na região, onde a United Way está crescendo em sua atuação em educação, com mais de 600 mil pessoas beneficiadas.

Apesar dos bons indicadores, Maria del Rosario prevê um aumento no número de beneficiados. “Devemos fazer um esforço para que a United Way tenha melhores resultados. Estamos avançando nos projetos e, em nível de Brasil, teremos resultados importantes”, prevê a vice-presidente.

Ao final do evento, foi realizada a celebração dos ótimos resultados obtidos em 2012 e a efetividade dos projetos da United Way Brasil. Por esse motivo, Sílvia Zanotti e Paula Pisaneschi, representantes da organização no Brasil, presentearam todas as empresas parceiras e conselheiros que contribuíram para o sucesso da organização com uma placa de agradecimento.