“Tirando Sonhos do Papel” – Iniciativas Juvenis

Neste mês aconteceu na sede do Projeto Quixote, na Zona Sul de São Paulo, o painel “Tirando Sonhos do Papel”, no qual os jovens apresentaram seus projetos de empreendedorismo.

O evento contou com a as organizações United Way Brasil e a Ashoka, que firmaram parceria a fim de estimular o espírito empreendedor de 100 jovens em São Paulo e Fortaleza. A iniciativa visa oferecer, através das ações já realizadas pela Ashoka em sua frente de juventude, a possibilidade dos jovens iniciarem seu próprio projeto social e, com isso, aprimorem habilidades, levando-os a uma inserção mais qualificada no mundo de trabalho.

Todos os projetos, apresentados nos dias 20 e 21 de setembro, foram cuidadosamente analisados por cinco voluntários painelistas, que além de julgarem, deram sugestões aos jovens empreendedores a fim de aprimorarem seus trabalhos.

Após as apresentações, os painelistas se reuniram para escolher os projetos que se destacaram e que terão o direito de receber a contribuição semente da United Way a fim de auxiliar na sua implementação. O valor da contribuição irá variar de R$500 a R$ 2 mil, dependendo dos custos.

Veja abaixo dois exemplos dos projetos que estão sendo desenvolvidos.

Imagina na Copa

Apresentado e elaborado por Marianna Campannatti e Thiago Pereira, o “Imagina na Copa”, um dos painéis apresentados, pretende mudar a visão pessimista sobre a organização da Copa no Brasil, estimulando os jovens a participarem mais ativamente dos projetos sociais no país.

Para a realização do projeto, os organizadores criaram um site que será usado pelos voluntários para contarem suas histórias e experiências em projetos sociais a fim de inspirarem outras pessoas a fazerem o mesmo.

Além do site, os jovens empreendedores propõem a criação de 12 oficinas, uma em cada cidade-sede, para que os jovens engajados possam compartilhar experiências. O projeto tem duração prevista até o dia da abertura da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá em 12 de Junho.

Se Liga

Por meio da música, O Projeto se Liga, de autoria de Yago e Leonardo Gonçalves, pretende mudar a sociedade transmitindo mensagens positivas. Os jovens artistas desejam lançar um CD de “RAP informativo”, com preço popular, para que os amantes deste estilo musical prestem atenção na letra e se sensibilizem para aplicar o conteúdo da informação transmitida, em seu desenvolvimento pessoal. Além de produzir o CD, os jovens rappers pretendem gerar renda produzindo camisetas com frases inspiradoras. Para isso, os organizadores já contam com a parceria da ONG Costura Urbana, que produzirá o material