Professores de CEI’s de São Paulo concluem projeto de Formação para a Campanha Crescer Aprendendo

Terminou no mês passado a formação dos profissionais de 18 CEI’s (Centros de Educação Infantil) sobre a temática primeira infância, realizada para o Programa Crescer Aprendendo. Ao todo, 54 profissionais de São Paulo participaram do projeto e agora possuem mais conhecimentos para conscientizar os educadores de crianças e os pais sobre a importância desta fase do desenvolvimento e como fazer para estimulá-las ao máximo, buscando envolvê-los no processo educativo dos filhos.

De fato, a influência dos pais na educação das crianças é vital para o futuro das crianças. Um estudo realizado em 2009 pela Fundação Getúlio Vargas mostra que a presença dos pais e demais responsáveis na vida escolar das crianças tem efeito quando estes se tornam adultos. Quando as crianças encontram-se em ambientes educacionais adequados, o risco dessas crianças abandonarem os estudos cai em média 64%.

Realizadas na sede da Diretoria Regional de Ensino do Campo Limpo pela Fundação Abrinq – Save The Children, em parceria com a United Way Brasil, as formações presenciais foram organizadas como oficinas temáticas, desenvolvidas e coordenadas pela equipe técnica da Fundação e por profissionais especializados. A carga horária total do projeto foi de 32 horas e participaram 27 gestores dos CEI’s e 27 professores.

Com o objetivo de multiplicar as informações obtidas durante os encontros, os CEI’s participantes irão elaborar um plano, com carga horária total de 16 horas, para repassar os ensinamentos aos demais profissionais de cada unidade. No total, ao final do projeto de multiplicação do conhecimento, cerca de 500 professores também serão capacitados como agentes multiplicadores da campanha.

Até o final do ano, o programa Crescer Aprendendo vai beneficiar 2.400 crianças de 0 a 6 anos matriculadas nos 18 CEI’s participantes do projeto e um total de 4 mil membros de famílias foram envolvidos no processo de aprendizagem.

Fonte do estudo: http://veja.abril.com.br/050809/licao-casa-pais-p-122.shtml