Estudo comprova eficiência do Programa Mentorias para vida profissional e acadêmica dos jovens

Após nove anos de existência, uma avaliação externa mapeou os principais impactos do Programa Mentorias na vida dos jovens. No estudo, ficou constatado que a United Way Brasil tem papel fundamental no futuro e projetos de vida dos jovens que passaram pelo Programa Mentorias. De acordo com o levantamento, 88% dos jovens que foram ouvidos afirmaram que as Mentorias os ajudaram a iniciar a vida profissional.

Além de ajudar a abrir as portas para a vida profissional, a United Way Brasil também mostrou sua influência significativa na continuidade da vida acadêmica dos ex-aprendizes. Cerca de 80% dos entrevistados afirmaram que a passagem pelo programa melhorou seu interesse nos estudos. Tal fato pode ser comprovado pela escolaridade dos jovens contatados, no qual mais da metade estão cursando o ensino superior ou técnico.

Para a maioria dos jovens, os conteúdos e as experiências passadas nas aulas pelos voluntários auxiliaram os jovens aprendizes a se qualificarem para o mercado de trabalho e a melhorar o seu perfil profissional, ajudando assim a se colocarem no mercado de trabalho.

“O Programa ajudou no profissional, a responsabilidade, o interesse de conhecer novas coisas, de aprender novas coisas a cada dia. Acho que conhecimento nunca é demais, quanto mais você adquirir eu acho que é melhor. Ajudou muito, tanto no profissional, como no pessoal”, afirma um dos jovens beneficiados pelas Mentorias.

O Programa Mentorias oferece a oportunidade aos jovens de aprenderem novas habilidades e a ampliarem seu campo de visão. Dessa forma, é possível melhorar as suas vidas e a da comunidade em que vivem. Para isso, o programa abrange assuntos como Contabilidade, Inglês, Departamento Pessoal e Investimentos Pessoais.

Somente no ano passado, a United Way Brasil, juntamente com as ONGs e as empresas parceiras, beneficiou mais de 400 jovens com o Programa Mentorias, contando com a presença de 423 voluntários. Este ano, estima-se que até o final de dezembro 600 pessoas sejam beneficiadas e participem 600 voluntários.

O objetivo da avaliação, que foi realizado pela Move, é compreender o papel que o Programa Mentorias desempenha na vida dos jovens participantes e dos voluntários, para assim ser possível fazer uma reflexão e aprimorar o programa.

Para a realização da pesquisa foram ouvidos 127 jovens em conversas presenciais, telefone e e-mail entre os meses de abril e julho de 2012. Também contribuíram para a realização do levantamento 61 voluntários e gestores de organizações parceiras da United Way Brasil.