Jovens ajudam e aprendem em projeto social da United Way Brasil

Os jovens que participaram do projeto Student United Way apresentaram no último dia 21, na Faculdade Pitágoras, em Votorantim, o resultado de todo o trabalho social que realizaram ao longo dos últimos quatro meses. Após dez aulas com os voluntários da PwC, os jovens conseguiram arrecadar R$ 629,00, alimentos e roupas para ajudar a Aliança de Misericórdia de Sorocaba, movimento que auxilia desde crianças a idosos carentes.

Com o aprendizado adquirido, os jovens (em sua maioria de 17 anos) aprenderam a trabalhar em equipe, além de desenvolverem a criatividade para angariar dinheiro e doações. Por meio de rifas e venda de doces, foi possível levantar a quantia arrecadada para a instituição, escolhida por eles mesmos. Além disso, os jovens conseguiram 100 kg de alimentos, bem como objetos de higiene pessoal e roupas.

“Foi uma experiência e tanto. Se cada um fizer um pouco, der um passo do tamanho da perna, o mundo já caminha. Além de ajudar alguém, acrescentaram algo para a vida profissional deles”, disse Flávia Bellaguarda, que ajudou Rafael Volpe – idealizador do projeto – a coordenar o trabalho.

Conforme explicavam o resultado e o andamento do projeto, os jovens também foram recebendo conselhos dos voluntários da PwC, empresa parceira da United Way Brasil. O gerente Carlos Steffan ressaltou a importância de o projeto não só visar promover a ação social, mas também fazer com que o jovem se sinta protagonista dentro da comunidade. Ele acredita que esse tipo de trabalho é fundamental para as empresas e seus funcionários.

“Nosso grande valor em termos financeiros não é um prédio, uma indústria ou uma máquina. O maior ativo da PwC é o conhecimentos dos próprios funcionários. Com essa parceria, trazemos um pouco do nosso conhecimento para os jovens. Tudo dentro de um ambiente planejado”, afirmou.

O projeto Student United Way foi inspirado em um semelhante ao da United Way dos Estados Unidos, mas adaptado à realidade brasileira. O objetivo com as aulas e rodas de discussão foi formar os jovens para o empreendedorismo por meio de ações sociais. Depois do resultado apresentado, o projeto deve continuar dando frutos em outras cidades. Representantes da 3M Brasil, empresa que se tornou parceira da United Way Brasil, também marcaram presença no evento e esperam tirar proveito do encontro para aplicá-lo em Itapetininga, interior de São Paulo.

Jovens exaltam projeto e querem mais

Demonstrando empolgação e satisfação com o resultado apresentado, os 13 jovens que concluíram o curso revelaram que já pensam até mesmo em novos projetos sociais e sugerem um que forneça auxílio psicológico para professores, que sofrem na mão dos alunos. Eles rasgaram elogios ao trabalho já realizado e agradeceram pela oportunidade.

“Foi bastante difícil, mas no final deu tudo certo. Nunca achei um grupo tão legal para fazer um projeto. Só tenho a agradecer. O curso me deu uma base. Quando surgiu a PwC e a United Way Brasil, abriu uma porta para mim. Aprendemos muita coisa. É só ter força de vontade que todo mundo consegue o que pretende. Com força de vontade e determinação, você pode fazer tudo”, disse Eduardo Felipe dos Santos, estudante de 16 anos.