Voluntariado em Manaus

Unindo diversão com ações voluntárias, uma ação da P&G, com apoio da United Way Brasil, promete melhorar a vida das crianças de quatro entidades sociais de Manaus, AM. Este é o objetivo da VAP (Viver Aprender e Prosperar), gincana que reúne funcionários da fábrica da empresa na capital amazonense e que visa arrecadar fundos e mantimentos para as crianças das entidades.

Desde a integração da Gillette com a P&G em 2005, a gincana vem passando por processos de mudanças. Em 2012, a gincana contará com maior acompanhamento da United Way Brasil e irá promover a elaboração de quatro projetos que serão realizados pelas equipes de voluntários juntamente com as organizações sociais escolhidas. Os projetos terão como objetivo melhorar a estrutura física das organizações, e assim melhorar a educação das crianças que frequentam os espaços. Para a elaboração dos projetos, que terão valor de até R$5.000 cada um, a United Way Brasil oferecerá formação específica aos voluntários. Hoje, as ações da gincana são coordenadas por Gabriel Silva, Gerente de RH da unidade, e Jefferson Neves, supervisor de segurança, ambos da P&G, Planta Manaus.

A gincana consiste em uma competição entre quatro equipes, cada uma responsável por uma entidade. Cada equipe possui 10 representantes, que são responsáveis por trazer novos voluntários, acumulando pontos em arrecadações, seja de alimentos, brinquedos ou roupas.
A gincana, lançada em abril de 2012 já engajou os funcionários que irão levantar o maior número de roupas brinquedos e alimentos para as instituições e manter o sucesso de arrecadação de 2011. Somente no ano passado, foram adquiridas aproximadamente três toneladas de alimentos não perecíveis, pouco mais de 800 peças de roupas e mais de 1000 brinquedos.

Com o sucesso da VAP, a United Way e a P&G tem planos de expandir o programa para outras plantas da empresa. “A gente está fazendo esse modelo para depois a P&G ver como ela aplica isso para as outras plantas aqui do Brasil”, afirmou Gabriel Silva, coordenador do projeto.