Entrevista Crescer Aprendendo -consultora pedagógica Nina O´Donnell da United Way Worldwide

O Crescer Aprendendo é uma campanha de engajamento público, projetado para ser adaptado pelas United Ways do mundo inteiro e outras organizações para sensibilizar, educar os pais e mobilizar as comunidades em torno da aprendizagem na primeira infância.

O objetivo da campanha é educar os pais e responsáveis das comunidades sobre a importância da educação nesta etapa do desenvolvimento. Para isso, está sendo feito uma campanha pública para divulgar o projeto. A campanha já atingiu mais de 15 milhões de pais com os anúncios de serviços públicos.

A campanha vem dando resultado, e modernizou mais de mil United Ways e seus parceiros para dar agilidade ao seu trabalho de prontidão escolar. Mais de 200 trilhas do Crescer Aprendendo estão sendo construídos em parques, museus, bibliotecas e empresas no mundo inteiro.

“Nos Estados Unidos, mais de US$ 186 milhões em doações de mídia espontânea foram obtidos desde que o Crescer Aprendendo começou em 2005, atingindo 6 milhões de famílias”, afirmou Nina O’Donnel, Vice Presidente para educação da United Way.”1
Os pesquisadores da neurociência mostraram que até os 5 anos a criança forma sua estrutura cerebral que irá funcionar por toda a vida. As crianças nascem aprendendo com bilhões de ligações entre os neurônios formadas durante os primeiros anos de vida, que dão a base para as funções de aprendizagem do cérebro. A aprendizagem da criança pequena acontece por meio das experiências. “A curiosidade é o motor da aprendizagem, por isso pais atentos e bons professores sabem observar o interesse das crianças e a partir daí construir, junto com a criança, novos conhecimentos”, diz Nina. A ciência também descobriu que a estrutura do cérebro é plástica e está sempre em transformação, e que as experiências que se repetem são as que fazem a estrutura cerebral se estabelecer por mais tempo. Assim, as ligações cerebrais que não são usadas são perdidas, por isso, esta fase do desenvolvimento é tão primordial para o resto da vida dos seres humanos.

O ensino precoce nessa primeira infância é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Caso os estímulos por parte dos pais não forem adequados, as crianças correm riscos de ficarem atrasadas nas escolas. Isso pode ser ruim não só para o sucesso escolar, mas também no desenvolvimento pessoal. Este problema não afeta somente o sucesso escolar das crianças, mas também, pode diminuir as chances para o desenvolvimento ao longo da vida. Nos Estados Unidos, há pesquisas que compravam que para cada dólar investido em auxílio às crianças em risco social a iniciar a escola com boa saúde e com bom desenvolvimento economiza de US$ 20 a 40 mil dólares por ano na redução de custos sociais.

“Desenvolvimento correto, coisas simples do cotidiano, podem ajudar seus filhos a aprender. Isso é um dos motivos pelo qual nós criamos o “Crescer Aprendendo”. A dica que nós damos é encorajar as famílias a conversar com seus filhos e usar experiências cotidianas para nutrir as curiosidades naturais das crianças na primeira infância”, afirma Nina.


A história de Nina na organização se iniciou há 30 anos, quando ela trabalhou para a United Way of Greater Los Angeles e também como consultora para o Sucesso durante seis anos na última década. Em 2004, ela ajudou a fazer a campanha do crescer Aprendendo. Ela também é considerada uma das maiores especialistas dos Estados Unidos sobre a mobilização da comunidade, parcerias público-privadas, o envolvimento do público e da família, amigos e vizinhos que cuidam de crianças pequenas.