JOVENS BRASILEIROS PODEM TIRAR SONHOS DO PAPEL

Em 20 de abril, as organizações United Way Brasil e a Ashoka firmarão parceria para estimular o espírito empreendedor de 100 jovens em São Paulo e Fortaleza. A iniciativa visa oferecer a meninos e meninas, através das ações já realizadas pela Ashoka em sua frente de juventude – o Programa Geração MudaMundo (GMM) – a possibilidade de iniciarem seu próprio projeto social e com isso aprimorem habilidades e capacidade de liderança nas próprias vidas, levando-os a uma inserção mais qualificada no mundo de trabalho.

Nesta parceria, as instituições convidarão educadores sociais, voluntários da iniciativa privada para contribuírem com as iniciativas dos jovens de transformação social. Ao longo do projeto, os jovens receberão suporte pedagógico e financeiro para criarem e implementarem seus próprios projetos sociais e econômicos para promover mudança social nos locais onde vivem.

Os jovens dançarinos Larisa (23) e Ednilson querem oferecer aulas de ballet para 40 crianças para estimular o desenvolvimento motor e psicológico; Rodrigo (17) e Renata (16) querem revitalizar a praça do bairro para desenvolver atividades esportivas e de jardinagem para pessoas da terceira idade; e, as jovens Camila (15), Laís (15) e Nayara (14) querem despertar o prazer da leitura e mostrar que aprender, estudar e conhecer, é tão bom quanto brincar. Estes e outros 90 jovens receberão apoio técnico e um “financiamento-semente” para colocar em ação seus sonhos e ideias de transformação.

A United Way e a Ashoka são organizações mundiais e fazem parte de um movimento global que promove o desenvolvimento das comunidades locais. A Ashoka desenvolve ações no campo da inovação social, apoio aos empreendedores sociais – pessoas com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social – e jovens agentes de transformação social. A United Way mobiliza talentos e recursos de indivíduos, empresas e instituições que apoiam iniciativas da própria comunidade, por acreditar no devem ser protagonistas da sua transformação.

As organizações já possuem parcerias em outros países, como nos Estados Unidos e em Cingapura e esta será a segunda ação conjunta no Brasil. Com duração de dez meses, atuação dentro de comunidades e estímulo a pequenos projetos sociais, a iniciativa será lançada oficialmente em um evento na PricewaterhouseCoopers .

Lançamento:
Dia: 20 de abril de 2012
Local: PwC (PricewaterhouseCoopers) – Av. Francisco Matarazzo, 1400. Torre Torino – Água Branca. São Paulo/SP
Horário: 14h às 17hPara confirmar a sua participação envie seu nome e número do RG para paula@uwb.org.br até o dia 18/04