Primeira infância

Acesse publicações que abordam a importância dos primeiros anos de vida para a formação do adulto que cada criança se tornará. Estudos e conteúdos embasados em conhecimentos científicos e práticas bem-sucedidas.

Cuidar das crianças pequenas tem alto impacto na formação de uma população mais saudável, mais segura, mais culta e produtiva. Nesta publicação, dados e informações de como as empresas podem se engajar na causa.

O programa Crescer Aprendendo tem como objetivo apoiar as famílias para que crianças de 0 a 6 anos possam se desenvolver integralmente. Em 2018, passou a atuar com intervenções em Centros de Educação Infantil, do bairro de Campo Limpo, em São Paulo. A publicação traz os resultados dessa experiência.


Neste infográfico, confira os principais resultados da avaliação do Programa Crescer Aprendendo, realizada em 2018.

A publicação traz informações sobre o impacto do Programa Crescer Aprendendo nas famílias e crianças atendidas pela proposta e como a intervenção fortaleceu relações, vínculos e o bem-estar integral dos pequenos.

O conteúdo sistematiza a implementação do programa Crescer Aprendendo em parceria com escolas e espaços públicos frequentados por famílias e/ou crianças na primeira infância. Nas páginas estão orientações práticas de como levar essa solução social para diferentes territórios (a edição compõe um kit com três publicações).


Toda iniciativa que se pretende bem-sucedida deve contemplar as fases de monitoramento e avaliação. É dessa forma que ajustes podem ser feitos e novas ações incorporadas ao processo para que se alcance o resultado desejado. Esta publicação (que compõe um kit com três documentos), dá orientações de como monitorar e avaliar o Programa Crescer Aprendendo.

A publicação traz um resumo com os principais pontos da avaliação realizada pelo programa Crescer Aprendendo em 2018, quando passou a atuar com intervenções em Centros de Educação Infantil, do bairro de Campo Limpo, em São Paulo. 


Este estudo do Fundo Unido – United Way México e da Rede United Way na América Latina discute o investimento social de alto impacto e a crescente atenção de toda região ao desenvolvimento da primeira infância, ressaltando sua importância para o combate às desigualdades, que se perpetuam já nos primeiros anos de vida, e o consequente fortalecimento do Continente, no médio e longo prazo.

Resumo dos principais resultados de uma pesquisa realizada com empresas do México, Colômbia, Brasil, Chile, Peru e Costa Rica sobre de que maneira a primeira infância está contemplada na agenda de grandes corporações latino-americanas.

A publicação foi realizada em parceria com educadores da cidade de Vinhedo (SP), da Associação Afeto e Arca. A iniciativa teve como objetivo capacitar os educadores para a elaboração de planos de atividades a fim de garantir a qualidade do ensino em suas instituições. A troca de experiências e informações está registrada neste documento para ser compartilhada com outros educadores.

Rir & Educar é um programa de promoção de saúde bucal para crianças de 6 meses a 5 anos que frequentam a Educação Infantil. Para seu sucesso foi proposta uma ação de formação de gestores envolvendo diretores, coordenadores pedagógicos e auxiliares de saúde das unidades educativas participantes. A publicação traz os resultados dessa experiência.

Publicação com temas e conteúdos para serem conversados com as famílias por educadores de escolas e de outros espaços por onde circulam pais e responsáveis de crianças na primeira infância. O conteúdo traz orientações para as diferentes fases, do zero aos seis anos.

Procurada por uma empresa para estruturar uma estratégia de investimento social que pudesse ser levada às cidades onde a corporação tem suas unidas, a United Way Brasil elaborou o projeto Crescer Lendo, focado na primeira infância, com o objetivo de qualificar a Educação Infantil. A publicação sistematiza a experiência e traz seus resultados.

Com linguagem simples e objetiva, a publicação compartilha informações essenciais aos pais e cuidadores de crianças pequenas para que possam apoiar o desenvolvimento integral da criança.