Violência doméstica

Conflitos nas interações entre pais, cuidadores e crianças são frequentes e fazem parte da primeira infância e da construção de relações saudáveis que colaborem ao bom desenvolvimento infantil. A forma como os adultos lidam com esses conflitos é que faz toda a diferença nos resultados.

Confira orientações de especialistas em primeira infância, extraídas das lives realizadas para as famílias do programa Crescer Aprendendo, que podem embasar o dia a dia dos pais e cuidadores e o trabalho de formação e orientação dos profissionais ligados às áreas do desenvolvimento infantil.

Baixe aqui.

Ideias para familiares, cuidadores e formadores aplicarem o tema na prática e apoiar as crianças para que possam se desenvolver integralmente.

Baixe aqui.

Faça o download e colecione frases inspiradoras para famílias, formadores e profissionais, que atuam com a primeira infância e apoiam pais e cuidadores no dia a dia com suas crianças.

Vídeos sobre o tema, realizados por especialistas, exclusivamente para o programa Crescer Aprendendo, com informações e orientações para as famílias, formadores e profissionais voltados à primeira infância.

Momentos de tensão e restrição

Lucila Faleiros, fisioterapeuta e especialista em primeira infância, fala sobre a influência do isolamento social, gerado pela Covid-19, no comportamento das crianças e como lidar com tantas restrições. Orientações importantes que também podem ser aplicadas em outras fases complexas vivenciadas pelas famílias.

Como lidar com “birras”, as explosões emocionais

“A birra é um copo que já transbordou”, explica o psicólogo Alexandre Coimbra que, neste vídeo, faz importantes reflexões sobre comportamentos opositores de crianças e como o adulto pode lidar com isso sem criar novas tensões, trazendo mais harmonia e tranquilidade ao ambiente familiar.

A comunicação e o comportamento da criança

Neste vídeo, o psicólogo Alexandre Coimbra ressalta a importância das diferentes formas de diálogo entre adultos e crianças para favorecer as relações e criar um ambiente mais acolhedor, evitando birras e outros comportamentos opositores que, muitas vezes, põem à prova a paciência de pais e cuidadores.

Materiais de consulta para ampliar os conhecimentos e as práticas sobre o tema, voltados a pais, cuidadores, formadores e profissionais do desenvolvimento infantil.

Baixe aqui.

Todas as fontes usadas para elaborar os conteúdos do Crescer Aprendendo e que também servem como pesquisa para o aprofundamento dos temas.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. ACT program for parents. Disponível em: https://www.apa.org/act/parents >. Acesso em: jul. 2020.
BEBÊ ABRIL. Porque é importante incentivar os filhos a ajudar nas tarefas de casa. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/familia/por-que-e-importante-incentivar-os-filhos-a-ajudar-nas-tarefas-de-casa/ Acesso em: jul. 2020
BHERING, E.; DE NEZ, T. B.. Envolvimento de pais em creche: possibilidades e dificuldades de parceria. Psicologia: teoria e pesquisa. v. 18, n. 1, pp. 063-073. Jan-Abr 2002.
BRASIL. Decreto de lei Nº 13.257. Brasília, 8 de mar. de 2016. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm >. Acesso em: jul. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 de out. de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >. Acesso em: jul. 2020.
BOLETIM DO INSTITUTO DE SAÚDE. Estratégias para alcançar um desenvolvimento infantil integral. v. 16, n. 1, p. 1­135, 2015.